29 Junho 2020      10:51

Está aqui

Regionalização: Coordenadores regionais fazem trabalho dos extintos governadores civis

Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional

Os presidentes das comunidades intermunicipais (CIM) do Alentejo e da Lezíria do Tejo reconhecem a importância dos novos coordenadores regionais no combate à pandemia, cujo cargo é assumido no Alentejo pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches. No entanto, a continuidade da função no pós-pandemia divide as opiniões.

Em declarações à Lusa, Vítor Proença, presidente da CIM do Alentejo Litoral, considera que o país precisa de regionalização, com órgãos diretamente eleitos, mas não de “governadores ou comissários políticos de caráter regional”. Para o presidente comunista da Câmara de Alcácer do Sal, a criação da figura de coordenador a título permanente, além da resposta à pandemia, “não é apropriada”.

Já o presidente da CIM do Alto Alentejo, Hugo Hilário, considera a eventual manutenção do coordenador regional uma questão que deve ser “equacionada daqui a uns tempos”, quando for feito um ponto de situação relativamente ao desenvolvimento da covid-19.

O presidente da Câmara de Ponte de Sor não concorda que esta seja a altura de “misturar” o ressurgimento da figura do governador civil com o papel do coordenador regional. Para o autarca, estes são temas “diferentes”, mas “pertinentes” para uma discussão futura.

Do lado oposto, o presidente da CIM da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, defende que a existência de um secretário de Estado por cada uma das cinco regiões, pois “seria tudo muito mais fácil”. O presidente da Câmara de Almeirim refere que, habitualmente, há uma “falha enorme na articulação entre a administração central e o poder local”, assim como uma “falta de lógica” na organização dos organismos desconcentrados.

Neste sentido, o autarca concorda que a experiência com os secretários de Estado coordenadores, que vieram dar uma “voz de comando único”, deve prosseguir no futuro, com a criação de figuras próprias.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.