18 Junho 2020      11:02

Está aqui

Refinaria de Sines retoma produção após mês de paragem

A refinaria de Sines retomou a atividade depois de mais de um mês de paragem devido à impossibilidade de escoar os combustíveis, no seguimento das dificuldades provocadas pela pandemia de covid-19.

Em declarações à Lusa, fonte da Galp Energia garantiu que o “calendário previsto para o processo de retoma gradual da produção está a ser cumprido, tendo sido já reativada a produção da refinaria de Sines”, e que “o ajustamento planeado do sistema refinador da Galp, anunciado no final de abril, continua a decorrer conforme o programado”.

Recorde-se que, a 20 de abril, a petrolífera anunciou a suspensão da atividade durante pelo menos um mês na refinaria de Sines. A partir de 4 de maio, foi anunciada a paragem da fábrica de combustíveis na refinaria da Matosinhos, no distrito do Porto, cuja atividade não foi ainda retomada.

A Galp, sem revelar o impacto que estas paragens terão nas contas da empresa, justificou esta decisão de retoma de atividade com a “evolução da conjuntura nacional e internacional decorrente da prorrogação do estado de emergência”, decretado a 19 de março devido à pandemia, que impôs “medidas extremas de contenção, quarentenas cada vez mais restritivas e a paralisação da maioria das atividades económicas”.

É de notar que, em abril, o consumo de gasolina em Portugal caiu 61,3% e o de gasóleo decresceu 44,6% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).