3 Julho 2020      10:23

Está aqui

Parque da Serra de S. Mamede passa para a gestão autárquica

A Quinta dos Olhos de Água, antiga sede do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) e propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em Marvão, será cedida hoje aos municípios de Marvão, Castelo de Vide, Portalegre e Arronches.

A cerimónia de cedência da infraestrutura vai ser celebrada hoje, em Marvão, sendo presidida pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, de acordo com a Rádio Portalegre, aplaudiu esta solução que resolve um problema que já se arrastava há mais de uma década.

O autarca lembrou que, desde que o ICNF abandonou as instalações da Quinta dos Olhos de Água, que o património ali existente se tem vindo a degradar, defendendo que o mesmo tem de “ser valorizado e rentabilizado”.

Ao mesmo tempo que se assina o memorando de entendimento para a cedência de utilização da Quinta dos Olhos de Água, será igualmente formalizado o acordo de cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), que envolve os municípios de Marvão, Arronches, Castelo de Vide e Portalegre.

O PNSSM vai então tornar-se a primeira área protegida de âmbito nacional a apostar na gestão de proximidade, passando os municípios a intervir na sua valorização territorial.

Nesta cerimónia será também assinado um protocolo entre o Fundo Ambiental, o município de Castelo de Vide e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Este protocolo prevê uma verba de 100 mil euros para apoio técnico e operacional para atividades prioritárias de promoção da cogestão do PNSSM.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.