25 Junho 2020      10:00

Está aqui

Festival ZêzereArts muda-se excecionalmente para Évora

O Festival ZêzereArts, evento que decorre desde 2011 na região Centro tendo o rio Zêzere como referência, este ano mudou os seus cursos de verão para Évora, onde se realizará uma “mini versão” do mesmo.

Em declarações à agência Lusa, Brian MacKay, promotor do festival, revelou que, devido à pandemia, os cursos de verão destinados a estudantes avançados em violino, violeta, violoncelo, contrabaixo e música de câmara este ano vão decorrer no seminário de Évora, onde existem condições para cumprir as regras impostas pelo combate à covid-19.

O maestro assegurou ainda que o evento não abandonou a região que o recebe (inicialmente a Ferreira do Zêzere, e mais tarde alargado a espaços monumentais da região), afirmando que a intenção é regressar em 2021 “com um festival especial”.

Os cursos irão realizar-se de 25 de julho a 1 de agosto, sob a orientação de Eliot Lawson e Luís Pacheco Cunha (violino), Jorge Alves (violeta e música de câmara), Catherine Strynkx (violoncelo), Adriano Aguiar (contrabaixo) e Brian MacKay (orquestra). As inscrições estão abertas até dia 1 de julho, sendo que estes cursos são destinados a estudantes de música de todo o mundo, mas que este ano contam apenas com alguns alunos “de fora”, como a Bélgica e a França.

A organização reforça que a edição deste ano, além do seu “intenso programa”, contempla também uma “masterclass” com a violoncelista Ophelie Gaillard que, durante três dias, estará com “um grupo restrito de estudantes avançados”. Adicionalmente, todas as atividades contam com a assistência permanente da pianista Taíssa Poliakova para ensaios e acompanhamento dos concertos e recitais.

Brian MacKay referiu ainda que, não havendo condições para a habitual realização de espetáculos, o festival ZêzereArts terá apenas três concertos de pequeno formato este ano: de instrumentistas, orquestra e coro, apenas com oito vozes, que terão lugar no Jardim da Palmeira, em Évora.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.