1 Março 2019      15:14

Está aqui

Évora recria caminhos da Inquisição

DE EBORAE INQUISITIONES é uma visita guiada, aliás, três, ou um roteiro teatral nas ruas de Évora, pelos caminhos da Inquisição.
 
Ouvimos "É aqui que me devo dirigir? Diga-me, que venho de longe… Tenho 17 anos. Fui chamada pelo Santo Ofício a depor…" quase como que em resposta à visão macro enunciada pelo homem (religioso?): "passeemos então pelos espaços da Inquisição e atrevamo-nos a conhecer um pouco dessa causa nobre ao serviço da nossa Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana e da Coroa de Portugal!".
"De Eborae Inquisitiones" percorre, assim, os caminhos centrais da Inquisição em Évora, pisando as pedras de uma procissão possível, quer aos olhos da instituição (essa visão macro), bem como daqueles que não percebiam exactamente o que se passava e era, para eles, todo um sistema pesado cheio de nuvens que não se adaptavam ao seu olhar ingénuo.
 
O percurso terá dois guias ou actores (e musica, claro), que nos guiarão por uma visita aos espaços e à história, à memória patrimonial de Évora e deste evento intangível - trata-se de uma visita guiada, com alguns toques de teatro.
 
Desta forma, salientando a importância de preservar a memória, o projecto coisadocorpo/ ExQuorum propôs-se trabalhar sobre o tema histórico da Inquisição (desta vez em Évora), num momento que as liberdades democráticas (individuais, sociais e colectivas) têm vindo a ser, cada vez mais, debatidas e colocadas em causa. Assumindo uma base imaterial forte, este trabalho de pesquisa, reflexão e criação artística pretende contribuir, à sua escala, para não deixar cair no esquecimento esse legado histórico, potenciando, assim, através da criação artística, dinâmicas de reflexão próprias das sociedades democráticas.
 
A primeira sessão está marcada para hoje, às 18h00 e a segunda para amanhã, 2 de março, às 11h00 e às 18h00, sempre com início na Praça 1º Maio, junto à Igreja de São Francisco.
 
Imagem de capa de Anabela Calatroia.
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.