10 Julho 2020      12:18

Está aqui

Empresa de Évora promove projeto que leva energia renovável à Suazilândia

A Multiply Energy, de Évora, é a empresa promotora de um projeto que envolve duas startups portuguesas que irão levar energia renovável à antiga Suazilândia.

A plataforma de financiamento colaborativo Fintech GoParity associou-se à startup madeirense InnovaKeme para se criar uma solução modular que produz calor e eletricidade com recurso à biomassa e energia solar. O resultado é a SolarWood, que será instalada num hospital em Essuatíni, antiga Suazilândia.

O projeto terá um custo total de 950 mil euros. A GoParity entra no projeto pois irá captar 100 mil euros (cerca de 10% do financiamento) através de uma campanha de crowdfunding. O restante montante será financiado pela promotora Multiply Energy (150 mil euros), pelo fundo de cooperação internacional Nordic Development Fund (500 mil euros) e por uma empresa local (150 mil euros). Adicionalmente, mediante o sucesso da campanha, a GoParity poderá aumentar o seu contributo para os 150 mil euros.

Em comunicado enviado ao Dinheiro Vivo, a InnovaKeme irá fornecer a solução integrada de produção de energia, que conta com quatro unidades: “uma produz e seca lenha; outra utiliza a biomassa para produzir de forma combinada o calor e eletricidade; o terceiro contentor produz eletricidade a partir de painéis solares; e o último é um sistema de armazenamento e gestão da energia produzida”.

No total, a solução SolarWood terá uma potência de 150kWp (na central fotovoltaica), com capacidade de produzir 80kW de eletricidade e 160kW de energia térmica. A tecnologia vai ser instalada no hospital Good Shepherd Mission e terá uma vida útil de pelo menos 25 anos.

De acordo com Nuno Brito Jorge, líder da GoParity, este projeto “vai permitir uma estabilidade do abastecimento de energia ao hospital, para que existam menos interrupções do funcionamento e não aconteçam falhas, por exemplo, a meio de uma intervenção médica”. Além disso, será possível “evitar a emissão de 1.350,3 ton CO2 por ano, o equivalente a 61.377 árvores plantadas”.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.