22 Junho 2020      11:07

Está aqui

Covid-19: Autoridade de Saúde Regional do Alentejo apela ao cumprimento das medidas de prevenção

Filomena Araújo, delegada da Autoridade de Saúde Regional do Alentejo, apela aos cidadãos que respeitem as medidas de prevenção para evitar que o surto de Covid-19 se alastre na região. O aviso vem na sequência da deteção de um foco da doença num lar em Reguengos de Monsaraz, que conta com 56 testes positivos, de 40 utentes e 16 funcionários.

Em declarações à TSF, Filomena Araújo pede que o “distanciamento físico” se mantenha, além da “etiqueta respiratória”, “o uso de máscara em espaços fechados” e ainda que se evitem “grandes aglomerados e grandes encontros familiares com muita gente”.

Em causa poderá estar a transmissão comunitária da doença, uma hipótese que a Autoridade de Saúde coloca. “Com um número enorme de trabalhadores do lar que vivem fora, vamos investigar os seus próprios contactos, os seus familiares e as pessoas de outros sítios por onde eles vão passando. Temos ainda, neste momento, testes em curso, portanto, temos de pôr isso em cima da mesa como uma hipótese que estamos a investigar”, acrescentou a delegada.

Filomena Araújo garantiu ainda que estão a ser tomadas todas as medidas para evitar a transmissão do vírus entre utentes dentro do lar em questão: “Tomaram-se logo as medidas de separação. Os que têm teste negativo vão-se mobilizar para uma zona diferente, outros vão fazer a sua quarentena em casa de familiares, se as casas tiverem condições, e os infetados vão ficar nas próprias instalações”.