7 Julho 2020      10:01

Está aqui

Choveu menos 75% do que o normal no Baixo Alentejo desde outubro

O Baixo Alentejo encontra-se em seca fraca ou moderada, depois de um mês de junho muito seco. A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que acrescenta que, desde outubro, choveu menos 75% do que o normal nesta região.

“No final do mês de junho verificou-se, em relação ao final de maio, uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território”, sendo que “no Baixo Alentejo e em algumas zonas do Algarve verificam-se valores inferiores a 20%”, refere o IPMA.

Adicionalmente, segundo o índice PDSI, no final de junho, “verificou-se um aumento da área em seca meteorológica no território do continente”, com a região Sul a situar-se nas “classes de seca fraca e seca moderada”.

A entidade destaca ainda que os valores de precipitação no atual ano hidrológico, entre outubro de 2019 e junho de 2020, apresentam “contrastes importantes” em termos espaciais. Por exemplo, esses valores são superiores ao normal na faixa costeira Norte e no distrito da Guarda, mas são próximos do normal em grande parte da região Norte e Centro e no interior do Alto Alentejo.

No entanto, a região do Alentejo e outras apresentam valores inferiores ao normal, dando-se “especial destaque” ao Baixo Alentejo e Algarve, “onde estão abaixo de 75% do valor normal”.