26 Junho 2020      11:06

Está aqui

Calor no Alentejo: INEM alerta para cuidados a ter

Com o aumento das temperaturas e a chegada do calor na região do Alentejo, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) dá a conhecer algumas recomendações sobre como atuar em casos de emergência que possam surgir durante o período de calor.

Relativamente ao risco de afogamentos, o INEM pede para que se tenha especial atenção às crianças, vigiando-as sempre atentamente em locais com água. Além disso, “utilize boias e braçadeiras adaptadas à idade das crianças e ensine-as a nadar o mais cedo possível”. A entidade recomenda ainda que se opte por praias vigiadas, que se respeite as cores das bandeiras nas zonas balneares e que se sigam as indicações dos nadadores-salvadores.

O INEM lembra ainda que a permanência na água durante muito tempo, especialmente nas crianças, pode provocar hipotermia. Assim, é necessário estar atento a sintomas, como “arrepios de frio, lábios e/ou pele ligeiramente arroxeados”. “Se tal acontecer, obrigue a criança a sair da água, retire as roupas molhadas, seque-a, coloque-a num local abrigado do vento e proteja-a com uma tolha seca”, indica o organismo do Ministério da Saúde.

Em tempo de férias, enquanto estiver num ambiente que lhe é estranho, o INEM pede também a consideração de alguns aspetos importantes, como fazer uma inspeção ao local onde se encontra, identificando “escadas, tomadas elétricas e zonas de armazenamento de produtos que possam apresentar riscos para as crianças”. Em relação à prática de desportos, é prudente utilizar equipamento de proteção adequado, ao mesmo tempo que se escolhe a hora de menor calor para praticá-los. Já quanto aos churrascos, é importante selecionar os locais apropriados para os fazer, de forma a evitar incêndios.