8 Julho 2020      14:55

Está aqui

Águas de Santarém investe 2,2 milhões na rede de abastecimento de água

A empresa municipal Águas de Santarém está a ampliar a capacidade de captação de água, bem como a requalificar a capacidade de armazenamento, num investimento próximo dos 700 mil euros.

Agora, a população dispõe de cinco novas captações de água, em conjunto com a reabilitação de sete reservatórios e uma estação elevatória, em Barreirinhas, Cortiçal, Abrã, Amiais de Baixo, Atalaia, Várzea, Mata do Rei e Arneiro das Milhariças.

Este investimento, em conjunto com os trabalhos que a empresa tem em curso de recuperação e reformulação das redes de abastecimento integrado e o programa de redução de perdas de água, no valor de um milhão e 500 mil euros, faz um total de cerca de 2,2 milhões de euros.

A política de investimento da empresa contempla estas obras, cujas linhas programáticas foram aprovadas pelo novo conselho de administração. A aposta passa pelo investimento para modernização das redes e combate às perdas de água, maior eficiência nas redes de água e saneamento, maior proximidade e comunicação com o cliente, eficiência energética e diminuição dos tempos de inoperacionalidade dos sistemas.

Adicionalmente, a empresa municipal está igualmente a realizar estudos necessários à apresentação de um plano de investimentos, a médio e longo prazo, que permitam a convergência dos sistemas com as diretivas comunitárias.