1 Junho 2016      10:17

Está aqui

750 MIL VISITANTES NO FLUVIÁRIO DE MORA

Tem menos de dez anos, no entanto, o impacto do Fluviário de Mora no concelho e na região já faz sentir de modo relevante.

Sendo o factor de maior atração do concelho de Mora (Évora), o Fluviário já conta com cerca de 750 mil visitantes, num concelho com cerca de 5 mil habitantes.

O Presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, declarou à Lusa que "Em Mora, há um tempo antes do Fluviário e um tempo pós-Fluviário. É um projeto que marca de forma muito nítida a vida do concelho."

Com o nascimento do Fluviário foram criados 20 postos de trabalho diretos e mais uns quantos indirectos através da restauração e hotelaria.

Eleito o melhor Museu Português em 2008, o Fluviário conta com cerca de 600 peixes de 70 espécies, além de várias lontras pode observar a fauna e flora dos rios ibéricos; pode observar um rio desde o momento do nascimento até à sua foz; mas pode também observar parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas ou dos grandes lagos africanos.

A participação da estrutura do Fluviário tem assumido um cariz muito relevante em projetos de conservação de espécies – como por exemplo o saramugo e da boga de Lisboa – e atribui um importante prémio que distingue um estudante do ensino superior que publique um artigo sobre conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais, o Prémio Jovem Cientista.

 

Imagem daqui