24 Junho 2021      10:36

Está aqui

7 dicas para gastar menos no supermercado

Sustentar uma família nem sempre é uma tarefa simples. Quando se possui uma renda baixa ou um ingresso variável, cumprir com todas as obrigações financeiras sem ficar com dívidas é realmente um desafio.

Junto com o aluguel e os gastos de transporte, as compras do supermercado são uma das principais despesas dentro do orçamento familiar. Embora sejam produtos básicos e de consumo frequente, eles representam uma grande porção do salário.

No entanto, pagar a conta do supermercado sem necessidade de apostar e ganhar na Bwin é possível. Quer saber como gastar menos ao fazer compras no mercado? Continue lendo!

 

7 recomendações para economizar no supermercado

Antes de fazer a lista de compras, confira estas dicas que ajudam a gastar menos no supermercado e aliviam o orçamento de sua família.

Crie uma lista de compras

Parece um conselho muito básico, mas muitas pessoas se esquecem de fazer listagens com os produtos que precisam comprar e quando chegam ao supermercado colocam no carrinho os itens que veem primeiro, sem analisar se realmente os precisam.

Ir ao mercado levando uma lista feita com antecedência é uma das melhores formas de economizar dinheiro e evitar perdas de tempo procurando itens entre os corredores e as prateleiras.

Antes de sair, abra os armários e a geladeira e verifique quais são os artigos que faltam para incluí-los na lista.

Determine um limite de gasto

Se seu orçamento é limitado, estabelecer um limite para as despesas é fundamental. Determinar o máximo que pode ser gasto é uma estratégia que evita surpresas no caixa e ajuda a aliviar as despesas mensais.

Para não ultrapassar o limite de gastos é necessário controlar o preço de cada um dos produtos dentro do mercado usando uma calculadora tradicional ou aplicativos que registram os valores dos artigos e fazem a soma do custo total.

Evite ir quando tiver fome ou estiver com pressa

A fome não é amiga da economia, pois ao estar em um mercado cheio de alimentos gostosos, aumenta a tendência de comprar por impulso e é provável que acabe comprando aqueles produtos que não precisa.

Nada do que se faz na correria resulta bem. Por isso, se tiver pouco tempo para fazer compras, o melhor é evitar ir ao supermercado. A pressa leva a escolher artigos sem analisar se são convenientes, assim como também a esquecer daqueles que são realmente indispensáveis.

Deixe as crianças em casa

Muitas pessoas levam seus filhos ao mercado porque não tem onde deixá-los, no entanto, fazer compras com crianças não é recomendável.

Elas costumam pedir produtos supérfluos e caros que prejudicam seu orçamento e não ajudam a economizar.

Aproveite as ofertas

Muitas lojas fazem promoções alguns dias da semana em determinados tipos de produtos, como artigos de higiene, limpeza ou bebidas.

Se quiser economizar ao máximo, pesquise quando estes itens estão mais baratos e visite o supermercado durante esses dias.

Compre alimentos de estação

Uma dica de ouro para economizar na compra de vegetais é escolher as frutas, os legumes e as verduras da estação.

Esta é uma ótima forma de consumir produtos saudáveis, frescos e com menor quantidade de agrotóxicos, sem necessidade de gastar a mais.

Visite o atacado

Quer fazer uma diferença em seu orçamento mensal? Compre nos grandes atacadistas produtos que têm prazos de vencimento longos, como elementos de higiene pessoal e artigos de limpeza.