Foi apresentado hoje, em Évora e Alandroal, o projeto que pretende auxiliar na redução de ondas de calor no Alentejo através da plantação de 50 mil árvores em aglomerados urbanos.
Com frequência nos registos das regiões mais quentes do país, o Alentejo será uma das regiões nacionais que mais pode ser afetado pelas alterações climáticas e o “Além Risco" pretende ajudar a minimizar ou até mesmo inverter esta situação.
O projeto é coordenado por Miguel Bastos Araújo, professor e investigador da Universidade de Évora - galardoado com o Prémio Pessoa em 2018 e pela Globalmoza - Partnerships for Humanity - e é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
A assinatura do contrato decorreu esta manhã em Évora, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, na presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, João Paulo Catarino e terá ainda outras ações simbólicas no Alandroal.
Imagem de jornal.usp .br