26 Março 2023      11:21

Está aqui

40 anos da Galeria de Desenho em exposição em Estremoz

Hugo Guerreiro, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Sócio-Cultural, Desportivo e Educativo na Câmara Municipal de Estremoz
Hugo Guerreiro, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Sócio-Cultural, Desportivo e Educativo na Câmara Municipal de Estremoz

A exposição "40 anos da Galeria de Desenho" celebra a inauguração da galeria em Estremoz há quatro décadas. A mostra, que está disponível para visita a partir de ontem, sábado, 25 de março, até o dia 21 de maio no Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, tem como objetivo recordar o grupo fundador da galeria, composto por Rogério Ribeiro, Joaquim Vermelho, José Aurélio, Armando Alves, José Barros de Carvalho e Pedro Borges. O grupo teve a ideia de criar um espaço dedicado às artes plásticas em Estremoz, com a intenção de estabelecer uma exposição permanente dos maiores artistas portugueses.

Devido às más condições do espaço original, a galeria foi encerrada e seu acervo foi transferido para o Museu Municipal de Estremoz. Desde então, o museu tem se dedicado a realizar uma ou duas exposições anuais com esse acervo, a fim de chamar a atenção para essa importante coleção e reconhecer o trabalho dos artistas que contribuíram para ela.

Segundo Hugo Guerreiro, Chefe de Divisão da área da cultura, esta exposição tem o objetivo de destacar a coleção e chamar a atenção das grandes instituições nacionais para o patrimônio interessante em termos do neorrealismo. A exposição tem entrada gratuita e convida todos a visitar e desfrutar do legado artístico deixado pelos fundadores da Galeria de Desenho em Estremoz.

 

Fotografia de Rádio Campanário