19 Outubro 2019      21:37

Está aqui

3,5M€ criam novo lagar no Alentejo

Foi um investimento de 3,5 milhões de euros o que fez nascer o um novo lagar no Alentejo, pertença da empresa Casa Santa Vitória, do grupo Vila Galé, e que vai agora produzir o seu próprio azeite, à imagem do que já faz com o vinho.

Este lagar é moderno e bem equipado e vai elevar ainda mais a qualidade do azeite da marca, fruto de 200 hectares de olival dos cerca de 1.620 hectares totais que a empresa detém no concelho de Beja; 127 desses hectares são de vinha e os restantes albergam também o hotel rural Vila Galé Clube de Campo e a adega da Casa Santa Vitória.

Este novo lagar alia a já referida função industrial de produção de azeite, mas vai ter também uma vertente turística, desenvolvendo o olivoturismo, à imagem do que acontece com o enoturismo da sua adega.

Assim, estará aberto ao público e terá visitas guiadas e provas de azeite, dispondo de uma sala de provas e de uma área preparada para receber grupos, eventos de empresas e demonstrações gastronómicas.

A marca prevê que, na atual campanha olivícola, 1 milhão e 100 mil quilos de azeitonas sejam transformadas em 200 mil litros de azeite.

Este lagar foi alvo de financiamento comunitário com 400 mil euros e criará três novos postos de trabalho permanentes, e muitos mais durante as campanhas olivícolas.

A empresa defende boas práticas ambientais e a sustentabilidade e, por exemplo, o caroço de azeitona que resulta da produção de azeite no lagar servirá posteriormente de combustível à caldeira de aquecimento de água; as águas residuais produzidas são encaminhadas para fossas de decantação e depois aproveitadas para uso agrícola.

 

Imagem de santavitoria.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.