23 Outubro 2021      10:21

Está aqui

210 milhões: começou a construção do Hospital Central do Alentejo

Representa um investimento total de 210 milhões, ao longo de anos, a sua aprovação arrastou-se, mas já tiveram início os trabalhos de preparação do terreno para a construção do novo hospital em Évora, como confirmou José Robalo, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, à Lusa

O grupo espanhol Acciona, responsável pela construção da obra, já tem no local contentores de apoio aos trabalhadores e em breve iniciará a instalação do estaleiro.

Para a construção do edifício serão usados cerca de 180 milhões de euros, sendo os restantes 30 milhões para equipamentos médicos e tecnologia de ponta.

O projeto do novo hospital foi elaborado pelo arquiteto Souto Moura e ocupará 1,9 hectares na periferia da cidade, esta unidade hospitalar terá capacidade para 351 camas em quartos individuais, e que, em caso de necessidade, pode ser aumentada até 487. Contará com 30 camas de cuidados intensivos/intermédios e 15 de cuidados paliativos, 11 blocos operatórios, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.

Resta agora desbloquear o diferendo entre ARS Alentejo e a Câmara Municipal de Évora (CME) quanto à construção e financiamento dos acessos ao hospital, redes de água e saneamento, entre outros, que seriam inicialmente responsabilidade da CME, mas que, de acordo com o referido por Pinto de Sá, presidente da autarquia, à agência supracitada, esse protocolo estará desatualizado porque previa fundos já inexistentes, sugerindo a ARS que a solução passe pelo recurso a novos quadros comunitários ou ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).