7 Janeiro 2016      12:29

Está aqui

2016: UM FUTURO MELHOR

Os tempos que vivemos são pautados por transformações profundas na vida dos seres humanos, nas sociedades, nos valores, na condição do presente e na segurança com que encaramos o futuro.

Nos últimos anos, sobretudo no sul da Europa, temos sofrido recuos na aquisição de direitos e no nível de vida em que nos habituámos a viver, originando situações muito difíceis de sacrifício com imposições e restrições, impostas por forças externas e internas.

A evolução global está a configurar-se num grande ciclo de mudança, criando uma realidade que não afectou muito as gerações do passado recente, mas que tem afectado muito as gerações do presente: instabilidade a nível profissional, falta de certezas, dificuldade de emancipação financeira e falta de confiança no sistema político.

Contudo, devemos encarar toda esta instabilidade como uma ponte para novos paradigmas, para novas formas de viver em sociedade, de encarar o trabalho, de incentivar os jovens à participação cívica e de serem interventivos em termos políticos no sentido de uma transição para melhor.

O resultado das eleições em Espanha muito recentemente, e o desfecho que tiveram as eleições em Portugal pouco antes, embora sejam estranhas a quem está habituado à normalidade dos costumes, são também sinais de mudanças históricas que estão a acontecer e que devem ser entendidas de forma positiva, criando um novo entendimento e acção sobre os problemas que nos têm vindo a afectar.

A passagem de ano é sempre um período de novo começo, de votos para um futuro melhor, e é dessa forma que olho para 2016, espero sinceramente que seja sinónimo de melhoria das condições para o nosso país, sobretudo para os jovens, que represente uma viragem nas dificuldades que todos têm sentido.

Quero terminar com um agradecimento sentido a todos os leitores por seguirem o Tribuna Alentejo e as minhas crónicas e desejo a todos um feliz e próspero 2016, que seja um ano cheio de felicidade e concretização dos desejos pessoais e profissionais.

Imagem de capa daqui.