6 Fevereiro 2022      11:24

Está aqui

100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul celebrados em Beja

Passam já 100 Anos da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, levada a cabo pelos aviadores e aventureiros portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Em 1922, a bordo de um hidroavião Fairey III, com o nome “Lusitânia”, fizeram a primeira travessia do Atlântico, de Belém, em Lisboa, até o Rio de Janeiro.

As comemorações desta efeméride tiveram início no passado dia 11 de janeiro no Museu da Marinha e decorrem um pouco por todo o país.

Em Beja, até ao próximo dia 13 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal de Beja, estará patente uma exposição itinerante, sobre este acontecimento e, esta semana, no dia 8 de fevereiro, haverá um concerto pela Banda da Força Aérea, às 21h00, no cine Teatro Pax Julia.

Na passada quinta, 3 de fevereiro, foi colocada uma placa no jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em Beja, para assinalar o Centenário da Travessia, na presença de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja e com os diretores dos Museus da Marinha e do Ar, respetivamente, Almirante José Favinha e Coronel Mouta Raposo, entre outros representantes das Forças Armadas.

 

Imagem de sapo. pt