A 14ª edição do festival islâmico “Al Mossassa” está prestes a encher as ruas da pitoresca vila alentejana de Marvão com recriações históricas, figurantes, um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo e até um acampamento militar com exposição de armas, jogos para crianças, cavaleiros em duelos de armas, música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes.
Marvão deve o seu nome ao seu fundador árabe Ibn Marwan, natural de Mérida, e que foi líder militar e religioso sufista na região do então império islâmico Al Andaluz e do qual grande parte do território sul de Portugal fazia parte.
De 4 a 6 de outubro, este festival – promovido pela autarquia - vai fazer reviver as ruas de Marvão o ambiente do século IX.
Decorrerá novamente o “Mercado das 3 Culturas”, e que será uma reconstituição do ambiente de um mercado típico da época marcas dos legados islâmico, judaico e cristão composto por dezenas de pontos de venda.
A edição deste ano tem ainda o a animação itinerante e de palco “Marvão, na guarda da montanha!” e que tem por base lendas da história de Marvão; sobre ao palco nos dois dias 4 e 5, pelas 21:30.
No dia 6, será o espetáculo “Celebração a Marvão, o término!” a fechar o evento.
Imagem de capa de https://portugaldelesales.pt