25 Setembro 2019      11:43

Está aqui

“Before the Flood” de Leonardo DiCaprio em Évora

Poderemos agir antes que seja tarde demais?

Esta é a pergunta para a qual Leonardo DiCaprio procura encontrar resposta através da conversa com ativistas, cientistas e com alguns nomes de referência, tais como Barack Obama, Elon Musk e o Papa Francisco, que resulta num documentário impactante sobre as alterações climáticas, e que pode ser visto no próximo dia 27 de Setembro, pelas 21h30, no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

Inserido na vasta programação do Dia Aberto, serão organizadas pela Fundação duas sessões de visionamento deste Documentário. A primeira, já com lotação esgotada, é dirigida a alunos do ensino secundário e conta com um debate no qual participam Paulo Pinto, investigador da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora, Luís Jordão, coordenador de projetos da Montis, Associação de Conservação da Natureza, e Bárbara Tita, Técnica Especialista do Departamento de Ambiente e Ordenamento do Território da EDIA. Este debate será moderado por Maria Luísa Silva, radialista e doutoranda em sustentabilidade. A segunda sessão, dirigida a público adulto e a famílias, decorre pelas 21h30 do dia 27 setembro, podendo ainda ser reservados bilhetes junto dos serviços da Fundação Eugénio de Almeida.

Leonardo DiCaprio, nascido em 1974, tem assumido nos últimos anos um papel importante na defesa do meio ambiente, tendo sido nomeado pela ONU como embaixador para as alterações climáticas em 2014. Leonardo DiCaprio criou em 1998 uma Fundação - a Leonardo DiCpario Foundation – que se dedica “a preservar os últimos locais selvagens do planeta, a implementar soluções que restaurem o balanço de ecossistemas ameaçados e a procurar soluções a longo prazo para a saúde e bem-estar dos habitantes do planeta Terra”. O ator faz ainda parte da direção de algumas organizações ambientalistas, como sejam Natural Resources Defense Council (NRDC), Global Green USA e International Fund for Animal Welfare (IFAW).

O Centro de Inovação Social apresenta-se como um polo de apoio a empreendedores e outros atores regionais que pretendam testar, desenvolver ou consolidar projetos e iniciativas inovadoras para diferentes desafios e problemas sociais em territórios de baixa densidade, entre os quais os desafios ambientais, razão pela qual se incluiu este documentário na sua programação para a 7.ª edição do Dia Aberto da Fundação.

O Dia Aberto é uma iniciativa que visa aproximar a comunidade das atividades, dos projetos, dos espaços e das equipas da Fundação Eugénio de Almeida, decorre entre 26 e 29 de Setembro, e inclui no seu Programa música e atividades artísticas, workshops e visitas encenadas, ações de voluntariado, jogos, pinturas faciais, animação de rua e muitas outras atividades.

 

Imagem de capa de Before the Flood/National Geographic

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.