Normalmente, os violinos são os primeiros instrumentos musicais a inovar e avançar mais no seu design, mas, e independentemente do quão loucos ou disfuncionais possam parecer, o que interessa realmente é o som que emitem. É assim que surge a nova coqueluche dos violinos, o 3DVarius (conjugação de 3D com os famosos Stradivarius), o primeiro violino eletrónico do mundo impresso numa impressora 3D. Não é tão bom como os tradicionais e míticos Stradivarius, mas aproxima-se, o que, para um violino feito a partir de um ficheiro CAD é um feito notável e, por isso mesmo, e tem feito sucesso.
Desenhado para o violinista e músico Laurent Bernadac, o 3Dvarius é um instrumento funcional e desenhado para emitir um som muito aproximado Stradivarius, e som, é de facto parecido, já a aparência…
O seu design é modernista e simplista, em contraposição à madeira de alta qualidade do Stardivarius original, e parece uma criatura marinha translucida, mas o aspeto passa a secundário quando o músico encosta o queixo e faz soar as suas cordas, sobretudo se for jazz ou electro funk.
No seu desenho projetou-se um violino que fosse o mais leve possível e que fosse o máximo ergonómico na mão do músico e, como já dissemos, que tivesse um som de alta qualidade. Pode parecer pouco, mas era um desafio de elevado grau.
O 3Dvarius passou por várias fases, vários esboços, vários protótipos antes de atingir design quase perfeito que adquiriu, que cumprisse com as elevadas exigências de um instrumento destes, ao nível do som, e que pudesse ser impresso em polímero.
Ainda assim, não conseguiram que fazê-lo completamente na impressora. O seu design exigiu que tivesse cordas normais de violino e a ponte em madeira para funcionar; contudo, toda a sua carcaça é totalmente artificial e impressa o que faz prever que qualquer possa “fazer” um violino em casa e sem ir a uma loja de música. Por agora é só um protótipo, a pode ouvi-lo no vídeo.
Confira aqui os passos no seu fabrico.
Imagem daqui