28 Maio 2015      11:46

Está aqui

VINHO DE MORANGO É ALENTEJANO

Empresários na Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, estão a desenvolver uma bebida alcoólica produzida a partir de morangos fermentados. A ideia surgiu a Garry Mercer, inglês a viver na Zambujeira do Mar há 12 anos em 2012, que pretendia encontrar um produto que pudesse ser considerado um “vinho seco” tipo rosé.

Assim, juntamente com mais dois empresários Nuno Ramalheira e David George, constituíram a Something New, da qual a bebida Monte da Fonte feita a partir de morangos é de momento o único produto. Os morangos são cultivados no Brejão, também no litoral do concelho de Odemira, pela empresa Sudoberry.

O primeiro lote da bebida, produzida numa adega tradicional, surgiu há dois anos e, desde então, tem continuado a ser desenvolvida. Uma das vantagens segundo o empresário é a particularidade da matéria-prima, os morangos, que, "ao contrário das uvas", podem ser colhidos "quase todas as semanas", permitem produzir "pequenos lotes", consoante as necessidades.

O produtor/empresário explicou “não há ingredientes secretos” referindo que o processo desde a colheita até ao produto final demora três a quatro meses, sendo semelhante ao processo de produção de vinho. Sendo utilizados métodos e equipamentos tradicionais. A variedade certa e a colheita na melhor altura são também descritos como fatores para a qualidade e originalidade deste produto.

Esta bebida que para já não pode ser considerada “vinho” por questões legais, tem sido apreciada e aperfeiçoada por amigos. Sendo que foi já dada a conhecer a outros públicos num recente evento em Lisboa, na Oficina do Vinho. E dependerá da reacção do mercado novos investimentos. Este será certamente um produto novo, para clientes curiosos. Não sendo comparável a um vinho, é um produto diferente.

Fonte: Lusa

Capa daqui.