17 Agosto 2015      15:28

Está aqui

VILLA ROMANA DA TOUREGA

Os vestígios romanos em Évora vão mais além da tradicional muralha e do hiper conhecido Templo.

A cerca de 14 quilómetros de Évora está a “Villa romana da Tourega”. Está situada na aldeia a que dá nome, embora com óbvias influências cristãs: Nossa Senhora da Tourega.

Com 196,17 km² de área e cerca de 700 habitantes, Nossa Senhora da Tourega é uma região de ocupação humana desde remotos períodos, com diversos vestígios megalíticos nas redondezas como a Anta Grande do Zambujeiro e Anta do Barrocal ou ainda o Conjunto Megalítico de Vale de Rodrigo.

Com uma ocupação que remonta ao séc. I e durou até cerca do séc. IV d.C., foi nessa região que surgiu também a importante “villa” Romana e que dispunha de um amplo complexo termal e que situa na área da “Ebora Liberalitas Julia” perto da estrada para outro importante polo romano alentejano, a Salacia (Alcácer do Sal). 

Presume-se que tenha sido património de uma classe senhorial ligada à exploração da terra e que, no séc. IV, terá ocupado – segundo dados do Portugal Romano e que servem de base a este artigo - uma área de cerca de 500 m2, com termas separadas para ambos os sexos, com salas e tanques de banhos frios e quentes, sendo possível ainda observar alguns deles.

A cerca de 200 metros da “villa” está uma pedra tumular que serviu de altar na igreja de Nossa Senhora da Assunção e nela está uma inscrição do século III, (entre 201 d.C. - 240 d.C) e que faz referência a um homem e dois filhos com cargos importantes na carreira senatorial. Com esta confirmação clara e com as ruínas em bom estado de conservação, será estranho não só a sua fraca promoção e conhecimento, mas ainda mais o facto de esta “Villa” nunca ter sido alvo de uma campanha de escavação mais cuidada e que coloque visitável a Pars Urbana (residência da villa).

Nas escavações realizadas até hoje foram encontrados os vestígios correspondentes as termas e um espólio onde se destacam lucernas, cerâmicas Paredes Finas, moedas, objetos metálicos, mármores e estuques.

 

Imagens daqui e daqui