10 Agosto 2015      10:13

Está aqui

VIANA DO ALENTEJO FESTEJA RETORNO DOS FILHOS PRÓDIGOS

Viana do Alentejo, um pequeno Concelho do Distrito de Évora, resolveu homenagear os filhos da terra emigrados e imigrados e que por esta altura voltam à Vila. E vai fazê-lo com uma festa que, ao que sabemos, será para repetir-se nos próximos anos. Fomos conversar com João Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e tentar saber mais da iniciativa, que decorrerá a 22 e 23 de Agosto.

 

Tribuna Alentejo: A Festa da Terra surgiu como?

João Pereira: A ideia surgiu da necessidade de acolher todos aqueles que nasceram no concelho e que por circunstâncias várias residem no estrangeiro e /ou noutras localidades do país e que, nesta altura do ano, regressam à sua terra natal para gozar as férias e matar saudades da família e amigos.

Como em qualquer outra localidade do país, também aqui aqueles que residem fora, fazem do mês de agosto um mês de regresso às origens. E, por isso, era mais que justo criar um evento de boas vindas envolvendo o município de Viana do Alentejo e as três Juntas de Freguesia do Concelho, Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo para que possam matar saudades da nossa cultura, da nossa gastronomia e das nossas tradições e pelas quais anseiam o resto do ano.

O convívio vai começar à volta da mesa com a oferta de um churrasco por parte do município, na Quinta da Joana, onde vai decorrer o evento, um local de lazer privilegiado. O primeiro dia da “Festa da Minha Terra” fica preenchido com música popular, cante alentejano, baile, atividades para os mais pequenos e uma noite de fados. No domingo, dia 23, quem se inscrever poderá participar num passeio turístico no Concelho ou, em alternativa, desfrutar em família das piscinas municipais.

 

Tribuna Alentejo: Quantos são os cidadãos de Viana do Alentejo no estrangeiro e quantos voltam anualmente a Viana do Alentejo para férias?

João Pereira: Não dispomos de números concretos, mas são algumas dezenas aqueles que se encontram a residir no estrangeiro. Depois temos aqueles que saíram do concelho e foram morar para outros concelhos e esse número é bem maior.

A situação do nosso concelho é semelhante a muitos outros que veem, nesta altura do ano, nomeadamente em agosto, a população aumentar. No mês de agosto é frequente ver carros de matrícula estrangeira circularem nas nossas vilas. Também os locais de lazer como as piscinas municipais e o comércio têm mais gente nesta altura.