29 Julho 2015      12:06

Está aqui

A VERGONHA DOS ESTÁGIOS EM PORTUGAL

A crónica hoje é curta. Curta mas dura!

Pululam por essa internet fora ofertas de trabalho com condições remuneratórias miseráveis. Lembro-me de ter visto uma oferta de emprego em que se pretendia uma pessoa para traduzir para 7 línguas diferentes e com um salário de… 500€/mês. Não acredita? Consulte http://ganhemvergonha.pt/post/95373205343/o-netemprego-e-um-portal-estatal-de-oferta-e. E das duas uma, ou é brincadeira (e espero que sim) ou nem sei que diga…

Como estes há imensos outros. Divirta-se no site que lhe enviei a procurar situações ridículas. E depois há uma outra imensidão de ofertas de estágios não remunerados que, podendo significar para muitos jovens o acesso ao mercado de trabalho, são super-aproveitados por empresas para obter situações de vantagem.

Muitas destas ofertas de emprego são patrocinadas pelo Estado ao abrigo do IEFP ou de outros portais associados a organismos públicos. De uma forma justa, levantam-se vozes em relação a isto e ao facto de não haver regulação nesta área. Claramente o Estado deveria estar mais atento.

Mas é o próprio Estado que, no programa de 2012 da última edição de estágios da Administração Local, acolheu 907 estagiários e não contratou ninguém após terminar esse estágio. Zero! Bola! Ninguém foi contratado após o estágio. Um claro incentivo a que os estagiários trabalhem no duro em prol da Administração Local, ainda para mais numa fase em que há um novo programa! E ainda mais sabendo que as bolsas de estágio foram reduzidas para 692€ e que passam a ter descontos.

E assim se promove o emprego, o empenho e a excelência no nosso país. Ou não…