20 Novembro 2015      12:34

Está aqui

A SOLIDÃO DOS IDOSOS DE PORTALEGRE

Um estudo realizado por alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre - IPP, levou para as ruas do Centro Histórico de Portalegre os alunos de Enfermagem para concluirem um trabalho iniciado em 2013, com um diagnóstico sobre o estado de isolamento os idosos.

Se há 2 anos foi possível entrevistar 120 idosos, desta vez, conseguiram efectuar apenas 50 entrevistas, no âmbito do projeto que pretende avaliar o sentimento de solidão e depressão.

O coordenador Raul Cordeiro, revelou com os resultados são inquietantes porque apesar de viverem num centro movimentado, as pessoas idosas "sentem-se sozinhas no meio da multidão".

No intervalo de tempo que separa os 2 estudos, muito pouco mudou, "as pessoas estão mais velhas, sentem-se mais deprimidas e as condições de habitabilidade são más".

O estudo pretende ser uma ferramenta para melhorar as condições de vida dos idosos, o que implica trabalho coordenado entre as entidades no terreno, autarquies, instituições de ensino e instituições de saúde e maior cuidado com os idosos em risco de solidão assim como “a reconstrução de redes sociais de apoio e a proximidade com as pessoas, através de actividades, no cumprimento da nossa missão com a comunidade que nos envolve”.

Imagem daqui.