3 Novembro 2015      14:19

Está aqui

SETE PECADOS "MORTAIS" DE QUEM BEBE VINHO

Numa região de muitos e bons produtores e apreciadores do precioso nectar que é o vinho, tentámos perceber quais os erros que os consumidores não devem cometer.

Encontrámos sete erros comuns:

Encher demais o copo: quanto maior o copo melhor, porque permitirá ao vinho libertar todos os aromas característicos. Mas não devemos enchê-lo mais que o necessário para o girar, ver e degustar tranquilamente, vamos poder desfrutar de maior prazer e qualidade enquanto bebemos.

Segurar o copo pela "base": o copo de vinho deve ser seguro pelo pé do mesmo e não pela base. O calor da mão vai aquecer o vinho alterando-lhe a temperatura a que deve ser consumido.

Comprar um vinho "pelo rótulo": a oferta que temos hoje é não só variada como de cada vez maior qualidade, mas às vezes compramos impulsionados pela atratividade do rótulo, porém um rótulo "bonito e atraente" nem sempre contém o melhor vinho. Pelo contrário, por vezes somos surpreendidos por optimos vinhos cujo rótulo é "pouco atraente".

Beber sempre o mesmo vinho: quando se gosta e se tem prazer a beber determinado vinho, claro que devemos repetir, mas insistir demasiado no mesmo vinho poderá fazer com que deixemos de apreciá-lo como antes. A grande variedade existente permite-nos explorar e desfrutar de vinhos das variadíssimas regiões 

Regras de hamonização: "peixe/vinho branco, carne/vinho tinto". Não devemos ficar presos a esta clássica harmonização dos vinhos com os alimentos. Ensaie novas combinações.

Beber demasiado depressa: o vinho não é bebida para beber de "penalty". Deve-lhe ser dado "espaço e tempo" para respirar e encorpar, seja na garrafa, no copo ou no decantador. Deve beber-se o vinho pausada e tranquilamente, permitindo que todas as sensações que o vinho permite se revelem.

Analisar o vinho pela primeira prova: já nos aconteceu a todos, servirem-nos uma pequena quantidade de vinho antes de servir o resto da mesa. Esta prova não serve para verificar a qualidade do vinho, mas sim, se está próprio para consumo, sem assento, por exemplo. Depois dessa rápida aprovação, com calma e a tranquilidade necessária, poderemos apreciar e degustar o vinho.

Se é apreciador de um bom vinho, tenha em conta estes erros comuns.

O Tribuna Alentejo, aconselha todos a beber com moderação. Enquanto escrevíamos estas linhas foi o que estivemos a fazer.

Imagem daqui.