30 Agosto 2015      15:22

Está aqui

RUSSOS PROCURAM VINHOS ALENTEJANOS

A AICEP vai promover, de 19 a 23 de outubro, encontros entre o importador de vinhos russo AGORA e produtores que se inscrevam.

Os importadores russos pretendem conhecer in loco a qualidade e diversidade da oferta nacional, nomeadamente vinhos do Alentejo, Algarve e vinho Madeira.

A empresa russa, em colaboração com a AICEP, pretende deslocar-se a Portugal e realizar um tour pelas regiões em questão em busca de fornecedores.

A data limite para as inscrições será 14 de setembro.

A Rússia é atualmente um dos países com maior índice de consumo de bebidas alcoólicas per capita, no mundo. A preferência vai, como é sabido, para a vodka e para a cerveja, no entanto, o crescimento da classe média russa tem feito aumentar o consumo de vinho; de tal modo que a produção local é incapaz de satisfazer a procura existente, sendo representando a importação do néctar dos deuses cerca de 60% do consumo.

Segundos números da AICEP, os valores das importações russas de vinho nos últimos 5 anos, teve um aumento médio da ordem dos 9% anuais, entre 2010 e 2014. Os principais fornecedores da Rússia, no ano passado, foram a Itália (29,7%), a França (20,8%), a Geórgia (14,3%) e a Espanha (12,1%). Portugal, com 0,9%, ocupa somente o 14º lugar com exportações no valor de  10,1 milhões USD.

A empresa AGORA, foi fundada em 1992 e é um dos mais antigos importadores de vinhos na Rússia e um dos 5 maiores importadores e distribuidores russos de vinhos, desde Itália, à Espanha, mas também França, Chile, Hungria, Geórgia entre outros.

Na Rússia, a AGORA é fornecedora das principais cadeias de distribuição.

A AGORA está também a implementar uma rede própria de boutiques de vinho (winehouses) sob o nome “Massandra”, e, só em Moscovo, já tem 8. A AGORA comercializa também outras bebidas alcoólicas sob marca própria.

As condições financeiras de participação das empresas bem com outras informações estão disponíveis aqui.

Pode remeter as dúvidas para este e-mail: aicep@portugalglobal.pt

 

Imagem daqui.