21 Fevereiro 2015      00:00

Está aqui

REGUENGOS DE MONSARAZ | CIDADE EUROPEIA DO VINHO 2015

Os atos oficiais, os festejos e a Gala Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do Vinho 2015, deste fim de semana, marcam o início do “reinado” de Reguengos após a eleição a 24 de novembro do ano passado em Jerez de La Frontera, Espanha.

Nesse dia, Reguengos de Monsaraz bateu as concorrentes portuguesas de Cantanhede e Monção e Melgaço. Relembramos na forte aposta realizada pelo concelho alentejano e que contou também com o apoio de Luís Figo.

José Calixto, presidente da autarquia disse ao Tribuna Alentejo que “Ser Cidade Europeia do Vinho 2015 representa para Reguengos de Monsaraz uma oportunidade única de promover e divulgar os nossos vinhos, o contexto onde são produzidos, assim como promover e divulgar a imagem de toda a Região Alentejo." Destacando ainda a mais-valia para o tecido económico local e a promoção da riqueza cultural alentejana.

Os resultados desta eleição estavam já patentes na formação que os profissionais de hotelaria e restauração do concelho começaram a receber a partir de 26 de janeiro, sobre “Serviço de Vinhos” e “Língua inglesa, numa iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Os atos oficiais terão lugar hoje, pelas 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal - já após a realização de uma reunião do conselho de administração da RECEVIN- mas já ontem, no Auditório Municipal, o concerto de estreia da Orquestra de Câmara do Alentejo se inseriu nos festejos. Além desta recente orquestra, atuaram ainda o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com o Eborae Música e o Coral Públia Hortência de Castro. Pela amanhã, as comitivas haviam sido recebidas na Câmara Municipal.

Hoje, e além dos atos oficiais, às 16.30 horas, na Biblioteca Municipal, será inaugurado o espaço “Vinho com Arte” onde atuará o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, pelas 17.30 horas, na Praça da Liberdade, far-se-á um brinde à Cidade Europeia do Vinho e poderão ser degustados os produtos regionais, num momento que contará também com animação musical.

Mais à noite, às 21 horas, a Gala da Cidade Europeia do Vinho, no pavilhão multiusos do Parque de Feiras e Exposições local, terá a atuação do Grupo coral da Freguesia de Monsaraz, António Pinto Bastos, Teresa Tapadas e Gustavo Pinto Bastos, além de Nayara e o Ballet Flamenco de Sevilla, numa gala que une três expressões musicais consideradas Património Mundial da UNESCO: o fado, o flamenco e, o mais recente, o Cante Alentejano.