20 Dezembro 2015      18:24

Está aqui

PROFESSOR DE ÉVORA VAI COORDENAR REFORMA NA SAÚDE

O diretor da Escola de Enfermagem da Universidade de Évora, Prof. Manuel Lopes, foi nomeado como coordenador nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde.

O Ministério da Saúde pretende realizar uma reforma do Serviço Nacional de Saúde e, para tal, criou uma coordenação nacional para cada um dos níveis de cuidados - Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Hospitalares e Cuidados Continuados Integrados – que trabalharão coordenadamente na dependência direta do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Para a coordenação das três áreas de cuidado foram convidados pelo Ministro da Saúde três personalidades de reconhecido mérito: o Dr. Henrique Botelho, para a área dos cuidados hospitalares, o Profº António Ferreira e o Prof. Manuel Lopes, Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora.

A seu cargo, o diretor da Escola Superior alentejana terá a responsabilidade de aprofundar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e promover a coordenação e a articulação entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade, Segurança Social e da Saúde. Deverá também gerir a Rede de Cuidados Continuados em Saúde Mental e implementar uma Rede de Cuidados Continuados em Pediatria e desenvolver estratégias que visem soluções inovadoras na saúde e que promovam, apoiem e valorizem o contributo de todos para a resolução dos problemas, entre algumas outras competências.

O Prof. Manuel Lopes é um dos responsáveis pela elaboração do Relatório Primavera, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS). Este relatório é uma síntese da evolução do sistema de saúde português, e é produzido anualmente desde 2001 com a finalidade de proporcionar a todos aqueles, que de uma maneira ou outra, podem influenciar a saúde em Portugal, uma análise precisa, periódica e independente da evolução do sistema de saúde português e dos fatores que a determinam.