21 Outubro 2015      14:28

Está aqui

PREVISÕES MUNDIAIS… OU SÓ DO MUNDO QUE INTERESSA…

Como economista gosto de ver figuras coloridas que ajudem as pessoas a mais facilmente filtrar a informação. E hoje deixo aqui ao leitor duas figuras: a primeira que mostra o crescimento previsto para a economia mundial este ano (Figura 1); a segunda a previsão para a dívida pública (Figura 2). Ambas as previsões são feitas pelo FMI e as figuras foram retiradas do jornal de negócios (com os respetivos links abaixo).

Dessas figuras é possível obter algumas conclusões. Primeiro a análise ao crescimento económico: Vladimir Putin e Dilma Rousseff com problemas a curto prazo; os japoneses continuam com razão para ter os olhos em bico; a Europa a meio gás; os EUA terão um crescimento já interessante; os chineses, por mais que estejam a abrandar, continuam na linha da frente. Os cangurus podem continuar a saltar de felicidade.

Em relação ao endividamento, permitam-me desde já um aparte: o rosa na Europa só se for a avaliar pela União Europeia como um todo. Portugal infelizmente devia estar no vermelho, a par do Japão. Os EUA com esse problema que é crónico (e que está, ciclicamente, a ameaçar bloquear o país. De resto, um quadro muito verdinho (que neste caso é bom).

Além destes números, há outra coisa que se pode realçar: a “inexistência” de África e do Médio Oriente (e um pouco da América Latina). Gostaria de saber os motivos desse cinzentismo… até porque duvido que seja inexistência de dados para muitos desses países. Os motivos são certamente mais do que económicos e não quero pegar por temas que não são os meus. Mas que é estranho, é…

 

Figura 1. Crescimento previsto para a economia mundial

 

Figura 2. Dívida prevista a nível mundial

Links utilizados:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/mapa_quanto_vao_crescer_...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas_publicas/detalhe/mapa_c...

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.