É uma das mais bonitas Pousadas da Juventude do País, com uma vista única sobre os telhados da cidade de Évora e está fechada desde 2003, nunca se soube bem porquê. O que é certo é que 12 anos depois se prepara para reabrir as portas, prevista para o próximo mês de Julho.
Segundo notícia avançada ontem pelo Público o edifício com 33 quartos e 92 camas, bem no Centro Histórico da cidade, o edifício tem sofrido inúmeras obras de remodelação, cujo incumprimento dos prazos de conclusão fizeram perigar os 1,1 milhões de euros de fundos comunitários, num total de 1,6 milhões de euros ali investidos.
Uma auditoria interna feita em 2013 revelou inúmeras irregularidades nos procedimentos que envolveram os dirigentes da pousada e a empresa que fez as obras de remodelação. Segundo declarações de então do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, foram pagos à empresa que fez as obras 850 mil euros quando a obra que haviam executado valia 740 mil euros, o que acabou por forçar a suspensão da obra.
A abertura da Pousada implica a contratação de trabalhadores, processo que está já a decorrer.