2 Julho 2015      11:36

Está aqui

POR TERRAS DO ENDOVÉLICO

O Endovélico é uma antiga divindade venerada na Lusitânia pré-romana, por época da Idade do Ferro. Mesmo depois da romanização, o culto a esta divindade continuou e espalhou-se pelo império romano, embora fosse na Península Ibéria, essencialmente na Lusitânia e Bética, os grandes polos de admiração.

A capital do Endovélico seria perto da ribeira de Lucefecit, em São Miguel da Mota, concelho do Alandroal (Évora) - Imóvel de Interesse Público desde 1997 - onde existia um santuário, além de inúmeras inscrições e ex-votos dedicados a ele – atualmente podem ser visitadas no Museu Nacional de Etnologia. O culto de Endovélico sobreviveu até à chegada do cristianismo, por volta do séc. V.

Em 1889, o eborense Gabriel Pereira, explorou a área e realizou o que seria uma planta do local e, em 1890, Leite de Vasconcellos explorou também o local, o que permitiu contextualizar o culto.

São estas memórias e este culto que se celebra de 10 a 19 de junho, no Alandroal (Évora).

Com um conjunto de atividades variadas de onde se destacam um congresso, exposições, percursos pedestres, teatro, música e animação, além de uma visita ao polo romano de Mérida (Espanha).

Para saber um pouco mais sobre o culto, veja o vídeo.

Para mais informações sobre o Festival, clique aqui.

 

 

 

Imagem daqui