5 Outubro 2015      18:16

Está aqui

PALÁCIOS: CENTROS DE PODER E DE CONHECIMENTO

Os palácios europeus eram muito mais que meras residências de monarcas, príncipes, cardeais, aristocratas e burgueses. Eram centros de cultura, inovação e poder, símbolos da ordem social e política, núcleos de produção cultural, artística e científica e representaram um papel crucial como promotores de renovação e expansão das cidades.

Celebrando a comemoração dos 500 anos da edificação do Palácio de D. Manuel em Évora, nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2015, decorrerá em Évora o Congresso Internacional: Palácios e Dinâmicas - Centros de poder e de conhecimento na Europa.

Esta é uma organização de várias entidades: Câmara Municipal de Évora, CHAIA, CEHFCI, Laboratório HÉRCULES e CIDEHUS, e para debater o tema, estarão presentes vários investigadores de um amplo leque de disciplinas, das Artes às Humanidades e Ciências Sociais.

As áreas temáticas em debate – neste congresso que será multilingue – serão Palácios e a polarização, a renovação e a expansão do espaço urbano; O palácio numa leitura arquitetónica e artística; O palácio, as instituições e os poderes; As cortes, a etiqueta e os atores sociais; Palácio, cultura e conhecimento; Palácios, turismo e novos usos do património.

Mais informações aqui.

 

Imagem de capa de Ana Travasso, daqui.