2 Novembro 2015      10:22

Está aqui

O SONHO ALENTEJANO

A calma e bucolismo alentejano são admirados um pouco por todo o mundo. Quer seja alentejano ou não, quem não gostaria de ter um monte alentejano? E se a juntar a esse monte fosse também produtor de vinho?

Este não é um sonho ao alcance de todos, mas agora está ao alcance do mais comum dos mortais, basta que seja utilizador do Facebook e goste da página “Cacho Dourado – o jogo dos vinhos do Alentejo”, criada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

O jogo social trata exatamente disso: logo que começa pode comprar o seu monte e depois os utilizadores podem iniciar uma experiência virtual assente na produção de vinhos do Alentejo e que segue os passos corretos e que qualquer produtor real deve realizar ao iniciar um processo de produção de vinho.

A presidente da CVRA, Dora Simões, disse à Renascença que este “É um jogo desenvolvido de raiz” e que “permite aos participantes efetuar todo o percurso, desde a instalação da vinha em solo alentejano, o seu crescimento, a vindima e, depois, o processo na própria adega, passando pelo engarrafamento até à certificação do vinho”.

Uma coisa é certa, seja só por prazer lúdico ou interesse real, o jogo explica detalhadamente todos os passos para a produção de um vinho alentejano. Além disso, ao participar estará também a habilitar-se a “bons prémios”.

Passo a passo, e durante alguns dias, pode somar pontos e ter noção uma noção mais concreta do que é a prática por terras alentejanas, embora aqui, virtualmente.

No final, o seu vinho passará por uma fase de certificação e, com sorte, até vai poder escolher um rótulo.

Desta vez não será necessário calçar as galochas e ir para o terreno, mas se tomar o gosto…

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.