2 Dezembro 2015      22:16

Está aqui

O NOVO GOVERNO E OUTRAS HISTÓRIAS

Decorreu ontem o debate do programa do XXI Governo Constitucional de Portugal… e deste debate, decorre que vivemos de facto um tempo estranho, a sessão de trabalhos da assembleia da republica demonstrou claramente que, cada vez mais, os parlamentares não estão ao serviço dos cidadãos, sejam eles deputados da direita ou da esquerda, assistir ao debate, foi um exercício estoico de vontade… fiquei sem saber, se de facto a austeridade vai ou não acabar, fiquei sem saber, se de facto vamos conseguir estimular a nossa frágil economia, fiquei sem saber, se de facto aqueles que estão mais fragilizados terão o acompanhamento redistributivo que o “estado social” assim obriga.

Ficamos esta semana, igualmente a saber, que o Chocalho foi considerado património cultural imaterial da UNESCO. A decisão do comité intergovernamental para a salvaguarda do património, surge da candidatura formalizada pela ERT (Turismo do Alentejo), em parceria com o Município de Viana e a JF de Alcáçovas. Em muito pouco tempo, a região consegue que a UNESCO, classifique duas tradições que compõem a sua identidade. Aqui fica a minha homenagem a todos os que mantem viva a arte chocalheira e a todos os que fizeram esta candidatura.

 Por último, começou esta semana a “cimeira do clima”, com a presença de cerca de 150 chefes de estado e governo, e cujo objetivo é reafirmar os acordos com vista ao combate das alternações climáticas. Esta é talvez uma das últimas hipóteses de existir um acordo que assegure o futuro coletivo no planeta, pois os últimos estudos dizem-nos que, se a temperatura global da terra subir 2 graus, existe uma enorme probabilidade do planeta se tornar inviável para todas as formas de vida, como as conhecemos. De uma vez por todas, urgem ser tomadas medidas efetivas e concretas, para reduzir as emissões excedentárias, já não é possível dizer, que o problema não é real, e que não esta a porta… é real e pode acabar com a vida no nosso planeta.