14 Setembro 2015      16:33

Está aqui

NISA: MENHIR DO PATALOU “INAUGURADO”

No próximo dia 26 de setembro, pelas 21:00, uma cerimónia pública, marcará formalmente a abertura a visitas Menhir do Patalou, em Nisa (Portalegre).

O Menhir do Patalou, que passa a ser livremente visitado, foi objeto de estudo e reabilitação por parte duma equipa de Arqueologia da Universidade de Évora, liderada pelo Professor Jorge Oliveira, no âmbito dum protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Nisa.

A cerimónia será marcada pelas intervenções protocolares das entidades envolvidas, o Professor Jorge Oliveira proferirá uma breve palestra sobre Megalitismo e haverá ainda lugar para um concerto pela Orquestra Filarmónica da Banda de Nisa.

De acordo com o Professor Jorge Oliveira, o Menhir do Patalou é um dos mais volumosos menhires explicitamente fálicos da Península Ibérica e os trabalhos arqueológicos efetuados permitiram recolher carvões nas terras da sua base que submetidos a datação por radiocarbono informam que terá sido erguido em meados do 5º milénio antes de Cristo.

O menhir tem um comprimento de 4 metros e pesa cerca de 7 toneladas; foi talhado, transportado e erguido pelas primeiras comunidades neolíticas no contexto de ancestrais cultos à fertilidade. Este menhir tem ainda a particularidade de ter possuído originalmente decorações gravadas das quais preservam-se ainda vestígios de linhas serpentiformes, assim como algumas enigmáticas covinhas abertas em épocas posteriores. 

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.