29 Junho 2015      23:38

Está aqui

MORCEGOS E VINHO?

Normalmente as pessoas temem-nos – apesar da sua grande maioria ser inofensivo para os humanos – talvez pelo imaginário criado por mitos e lendas sobre vampiros. No entanto, eles ajudam a fazer chegar um vinho de qualidade à sua mesa. Em Reguengos de Monsaraz (Évora), na Herdade do Esporão, os morcegos estão a ajudar a combater pragas de insetos nas vinhas

Em Portugal, este é um projeto inovador e pelas vinhas da Herdade do Esporão existem já 20 caixas que servem de casa a cerca de 100 morcegos.

Em prática desde 2011, a iniciativa tem tido sucesso e este ano, e nos próximos, o número de casas e a população destes ajudantes na vinha vai aumentar, como revelou Rui Flores, gestor agrícola da Herdade do Esporão, à Lusa.

O projeto ajuda na conservação da biodiversidade da herdade e minimiza a utilização de outras formas de combate às pragas de mosquitos dando primazia à agricultura biológica: "São muitos pequeninos" e, por noite, "comem metade do seu peso em insetos", disse, insistindo que, em Portugal, "os morcegos não são tão grandes" – disse Mário Carmo, biólogo do Esporão - a ideia "Acho que funcionou muito bem e que eles estão a gostar do sítio”.

A Herdade do Esporão conta com 450 hectares de vinha e 138 desses hectares são já de agricultura biológica, sem recurso a pesticidas e adubos químicos.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.