9 Junho 2015      12:37

Está aqui

MANUEL OLIVEIRA A ABRIR O FIKE

“Visita ou memórias e confissões”
“Visita ou memórias e confissões”

O FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens 2015 inicia hoje e homenageia o realizador português com a exibição do seu documentário biográfico: “Visita ou memórias e confissões”.

Este é, e segundo a organização, o “primeiro festival de cinema português e o segundo no mundo a exibir o filme” que mestre Manoel de Oliveira rodou em 1982 (aos seus 73 anos) e em que fala dos seus antepassados, da morte, do sofrimento e do fascínio pelas mulheres, além dos tempos em que a PIDE o deteve e interrogou. O realizador tinha estipulado que só seria divulgado após a sua morte.

O FIKE estende-se a Portalegre e Beja e conta com 48 filmes em exibição de: Argentina, Israel, Austrália, Tunísia, Vietname, Cambodja, Rússia, Polónia, Eslováquia, Alemanha, Bélgica, França, Suécia, Suíça, Itália, Espanha e Portugal.

Do júri oficial deste ano, fazem parte Adelaide Teixeira, o diretor artístico do Sardinia Film Festival (SFF), o italiano Carlo Dessi, e o músico e compositor de bandas sonoras norte-americano Nik Phelps.

 

Imagem daqui