No próximo dia 29 de maio irão ter lugar em S. Teotónio as “Jornadas de Reflexão Sobre a Realidade da Imigração em Odemira”, que visa como o próprio nome indica debater a Imigração no Concelho. Em cima da mesa estarão temas como o impacto da crise económica no fenómeno, o plano municipal para integração de imigrantes e as perspetivas para o futuro.
O colóquio decorrerá no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola, a partir das 9:30h, e contará com a apresentação do Odemira Integra - Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes e do projeto Capacitando.
O projeto “Odemira Integra” pretende melhorar e aumentar as medidas de apoio, acolhimento e integração de imigrantes, e criar o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes, assente numa participação ativa de toda a comunidade.
No concelho de Odemira residem 47% dos imigrantes registados no Distrito de Beja. Destes, 16,6% são originários de países terceiros (países que não pertencem à União Europeia), sendo que 12% da população residente em Odemira são cidadãos estrangeiros.
A mesa de abertura contará com a participação de Telma Guerreiro (Presidente da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira), Paula Moura (Coordenadora do Gabinete de Apoio às Políticas Sociais do Alto Comissariado para as Migrações), Helena Barreto (Diretora do Centro Distrital da Segurança Social) e José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira).
Durante a manhã decorrerá ainda a conferência “A Imigração em Portugal e no Concelho de Odemira”, com a apresentação do Projeto CRISIMI (O impacto da crise económica sobre as condições de vida e dinâmicas de inserção laboral dos imigrantes em Portugal), a decorrer no concelho de Odemira, e a apresentação dos resultados dos Projetos Integrando e Capacitando, promovidos pela TAIPA.
Na parte da tarde será apresentado o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes, com incidência na metodologia adotada, processo de participação, estudo diagnóstico e medidas consensualizadas, com intervenções de Deolinda Seno Luís (Presidente da CMI - Comissão Municipal do Imigrante e Vereadora responsável pela Ação Social), Elisabete Pacheco (Coordenadora de Projetos da TAIPA), Maria João Silva (Diretora do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes) e Teresa Castro (Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Vitacress).
“Perspetivas da Imigração em Odemira” será o tema do último painel, com intervenções de representantes de várias entidades representadas na Comissão Municipal do Imigrante, designadamente Rute Fino (Executivo da Junta de Freguesia de S. Teotónio), Carlos Graça (Inspetor da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho), Margarida Marques (Diretora-Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral), Brígida Sequeira (Inspetora Adjunta Principal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Delegação Regional de Beja) e Isália Cruz (representante da Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano).
Pelas 18.00 horas, as atividades mudam-se para o Largo Gomes Freire (Quintalão), em S. Teotónio, para um Encontro Multicultural, com mostra cultural e gastronómica, sendo ainda realizada a tertúlia “À Conversa com… os Imigrantes do Concelho de Odemira”, com a participação de Licínio Silva (Cabo Verde), Volodymyr Drabovskyy (Ucrânia), Helena Loermans (Holanda), Ganesh Baniya (Nepal) e Gergana Krasteva (Bulgária).
Consulte aqui o programa completo e o projeto Odemira Integra em Português e Inglês. Se desejar inscrever-se consulte aqui a ficha de inscrição.
Imagem daqui