13 Junho 2015      10:03

Está aqui

JOANA VASCONCELOS EM ÉVORA

A Fundação Joana Vasconcelos assinará um protocolo com Universidade de Évora, no próximo dia 16 de junho, que permitirá a atribuição de uma bolsa de estudo, a “Bolsa Joana Vasconcelos”, a alunos das Licenciaturas em Artes Visuais-Multimédia e em Design da Escola de Artes da Universidade de Évora.

O protocolo entre a universidade alentejana e a Fundação Joana Vasconcelos (FJV) tem por base a atribuição de uma bolsa anual a um estudante da UE.

A formalização do acordo decorrerá no âmbito da Cerimónia de Homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da UE (FASE-UE) 2014/15 e de Entrega de Diplomas relativos aos anos letivos de 2013/14 e 2014/15, e que contará com a presença da reconhecida artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos.

Deste modo, no próximo ano letivo, e assente nos propósitos de promoção social, cultural e educativa, a FJV atribuirá a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da UE que frequentem cursos das Licenciaturas em Artes Visuais - Multimédia e em Design, da Escola de Artes. Será concedida por um ano letivo, podendo os alunos recandidatar-se anualmente; o valor da bolsa é de 500 euros mensais.

No primeiro ano de existência desta bolsa, a mesma será atribuída a um aluno do 2º ano dos 1ºs ciclos em Artes Visuais – Multimédia e em Design. No segundo ano, são atribuídas duas bolsas, uma a um aluno do 2º ano e outra a um aluno do 3º ano. No terceiro ano e nos anos seguintes serão atribuídas três bolsas, uma a um aluno do 2º ano e as restantes a dois alunos do 3º ano das mesmas licenciaturas.

 

A Escola de Artes da Universidade de Évora, é constituída pelos departamentos de Arquitetura, de Artes Visuais e Design, de Artes Cénicas e de Música e disponibilizando uma oferta formativa abrangente e inovadora.

 

Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971, mas vive e trabalha em Lisboa. 

Após a sua participação na 51ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia, em 2005, O reconhecimento internacional do seu trabalho aumentou e neste moemento é um nome conceituado no mundo das artes plásticas.

Conta já com muitas participações/exposições de relevo como o projetoTrafaria Praia, Pavilhão de Portugal na 55ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia (2013); a individual no Château de Versailles, em França (2012); a participação na coletiva “The World Belongs to You”, no Palazzo Grassi/François Pinault Foundation, em Veneza (2011); e a sua primeira retrospetiva, apresentada no Museu Coleção Berardo, em Lisboa (2010), bem como com muitas outras participações em exposições coletivas e individuais nos mais conceituados museus de arte moderna do mundo. É ainda alvo de referências em muitas revistas e livros da área.

A FJV atribui bolsas de estudo e de investigação ou subsídios a projetos e iniciativas no domínio das Artes de modo a promover o apoio à educação pela Arte. 

 

Imagem daqui