17 Agosto 2015      14:22

Está aqui

JARDIM DE PAPEL NA RAIA ALENTEJANA

As festas que só se realizam “quando o povo quer” vão decorrer de 22 a 30 de agosto. Falamos das “Festas do Povo” ou “Festas das Flores” de Campo Maior e que vão decorrer em cerca de 60 ruas desta vila alentejana.

Por estas alturas, já a ansiedade apodera-se dos campomaiorenses e a azáfama é grande: a “enramação” (a decoração efetiva das ruas) só decorre na noite anterior – acompanhada de cantares, festa, comida e bebida - e até lá, qualquer local é ótimo e todos os momentos são aproveitados para fazer e adiantar algo nas decorações das ruas e preparativos para as festas. Uns deitam-se muito tarde, outros acordam de madrugada, outros deixam de ver o futebol, ou de ir à pesca ou de realizar quaisquer outras atividades lúdicas com que se passa o tempo noutras alturas do ano. Umas ruas mais adiantas nos lavores, outras mais atrasado, certo é que, no sábado, Campo Maior vai estar vestido de papel para receber os milhares de visitantes.

O gosto passa de geração em geração, e para quem conhece um campomaiorense, sabe que as “Festas do Povo” é uma marca cultural que lhe corre no sangue.

É o trabalho, a vontade e o orgulho do povo campomaiorense que torna estas festas possíveis e, aquando da notícia que Campo maior iria ter um Museu dedicado às festas, o presidente da autarquia, Ricardo Pinheiro, tinha referido que as festas são “um dos maiores eventos culturais do mundo feito pelas mãos do povo” e que “têm um impacto económico num raio de 200 quilómetros”.

Mas, a época de crise económica que ainda se vive no país – fez com que, este ano e pela primeira vez, a entrada nas “Festas do Povo” seja paga: 4€ por dia ou 10€ pelo passe de nove dias. A verba servirá para cobrir as despesas desta edição e, se sobrar, utilizar o remanescente nos preparativos da próxima.

Em vias de oficializar a sua candidatura a Património Mundial, as “Festas” deste ano esperam mais de um milhão de pessoas. Mas não se assuste, Campo Maior sabe receber e há sempre espaço e simpatia para todos os que lá passam.

Para mais informações, clique aqui.

 

Imagem daqui