26 Setembro 2015      11:52

Está aqui

JÁ CHEGOU A PORDATA PARA CRIANÇAS

Sabia que se gasta hoje mais água que em 1991? Que consumimos menos energia desde 2010? Que cada família gasta, em média, anualmente, 28.381,2 euros? Ou que em Portugal vivem 10.401.062 pessoas?

Estes e muitos outros dados fazem parte do site PORDATA Kids, um site que simplifica e apresenta de modo mais apelativo os mesmos dados – tratados com o mesmo rigor e transparência do PORDATA – mas para crianças, simplificando a sua linguagem e compreensão.

Foi lançado esta semana e contém 302 perguntas e curiosidades sobre o país, quer seja para uso familiar, escolar ou simplesmente para miúdos – e graúdos – curiosos, no site PORDATA Kids pode encontrar centenas de dados separados por categorias: ambiente, saúde, justiça, educação etc. tudo dividido e separado em gráficos dinâmicos e de utilização simples e intuitiva

O projeto PORDATA, lançado em 2010, já foi distinguido pelas Nações Unidas nos prémios World Summit Awards de 2011, na categoria de e-Science & Technology.

O site da PORDATA, de acesso livre e gratuito, disponibiliza hoje cerca de 2300 bases de dados sobre Portugal e a Europa.

Propriedade e responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos, na PORDATA colaboram mais de sessenta entidades oficiais, entre as quais o Instituto Nacional de Estatística. A esta lógica de informação juntou-se uma outra, a da formação sobre a utilização do portal e dos dados e, neste sentido, forma já formadas milhares de pessoas.

A base de dados PORDATA consubstancia algumas das prioridades da Fundação: recolha, organização, sistematização e divulgação da informação sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus.

Criada em 2009, a Fundação Francisco Manuel dos Santos pretende “promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, procurando desse modo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.”

Francisco Manuel dos Santos era o avô de Alexandre Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos, que se baseia em princípios como os da dignidade da pessoa humana, solidariedade social, nos valores da democracia, da liberdade, da igualdade de oportunidades, do mérito e do pluralismo, quer, com a PORDATA, pensar, estudar e contribuir para o melhor conhecimento da realidade portuguesa e participar na resolução de problemas do país.

Imagem de PORDATA Kids

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.