15 Junho 2015      10:19

Está aqui

JÁ É POSSÍVEL IMPRIMIR PONTES

A tecnologia de impressão 3D está já ao serviço de uma série infindável de tipos de uso, uns estranhos e outros extraordinários.

 

Pois o seu mais recente e ambicioso uso está num projecto desenvolvido por peritos que querem construir uma ponte num dos canais de Amsterdão, a maravilhosa capital da Holanda.

Uma empresa de desenvolvimento e investigação na tecnologia de impressão 3D, a MX3D, está à cabeça da operação, em parceria com a equipa de desenvolvimento de software Autodesk e a equipa de construção Heijmans.

Mas o que torna esta ideia particularmente interessante é que todo o processo de construção será completamente automatizado já que os robots de impressão 3D começarão a obra numa das margens e farão todo os trajecto até ao outro lado enquanto constroem a ponte.

A ponte não demonstra apenas quão desenvolvida está a tecnologia 3D. Ela tem um valor prático - imagine robots capazes de construir as suas próprias linhas de abastecimento através de áreas em situação de catástrofe, ou na reconstrução de infra-estruturas que foram abruptamente destruídas.

Nada ficará como antes.

 

Artigo original daqui.
 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.