27 Março 2015      19:25

Está aqui

Hora do Planeta quer pôr-nos a desligar as luzes durante uma hora

Amanhã 28 de março de 2015, com mais de 7000 cidades e vila em 163 países aderentes decorre pelo nono a Hora do Planeta da WWF em 24 fusos horários diferentes. O objetivo do evento é encorajar indivíduos e organizações a nível global a tomarem medidas contra as alterações climáticas. Em Portugal irão aderir 116 municípios e mais de cinquenta monumentos que entre as 20:30 e 21:30 irão desligar luzes e sensibilizar a população para o problema.

 Este ano, pela primeira vez, um dos projectos que a plataforma internacional de crowdfunding da Hora do Planeta - Earth Hour Blue - recomenda para doações e apoio é o projecto da WWF em Portugal - ‘Save Corks, Cats, & Our Climate’ sobre a conservação dos montados, e os serviços deste ecossistema, habitat natural de espécies emblemáticas como o lince ibérico e que funcionam como barreira contra as alterações climáticas e contra a desertificação;

Conheça o que vai acontecer no Alentejo.

Esta iniciativa, simbólica, pretende chamar a atenção para a importância da tomada de decisões e adoção de procedimentos que contribuam para mitigar as alterações climáticas. Esta é uma iniciativa da rede WWF – World Wildlife Found e consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores, dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades, bem como das residências particulares.

Alvito – No caso do município de Alvito serão desligadas as luzes de 4 monumentos: Igreja Matriz de Alvito, Igreja de Santo António, Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia e Igreja de Sant’Águeda.

Avis – A autarquia irá desligar a iluminação dos edifícios municipais.

Cuba - O Largo Conde da Esperança em Cuba, a Torre do Relógio em Vila Alva, a Ermida da Nossa Senhora da Represa em Vila Ruiva, o Jardim das Piscinas e o Jardim do Poço de São Vicente, vão estar “às escuras” 

Évora – Apesar de constar da lista da WWF o município não disponibilizou informação sobre o que irá efetuar para assinalar a data.

Ferreira do Alentejo – As luzes do edifício do Paços do Concelho, Praça Comendador Infante Passanha e Praça Santa Maria Madalena vão ser desligadas.

No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito ‘Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres’, o município compromete-se também em 2015 a realizar o projeto e obra de "Remodelação dos balneários Públicos de Ferreira do Alentejo, com medidas de eficiência energética activa e passiva.

Grândola – As luzes dos seguintes edifícios e monumentos vão estar apagadas: Universidade Sénior de Grândola, Estátua do Dr. Jacinto Nunes, Monumento à Liberdade, Monumento a José Afonso, Reservatório Elevado de Água na Praça do Município, Coreto, Cineteatro Grandolense, Fachada do Pavilhão Desportivo José Afonso, Edifício Municipal dos Serviços de Educação e Cultura, Parque de Feiras e Exposições e Parque Desportivo Municipal.

Durante os 60 minutos dedicados à Hora do Planeta irá decorrer no Jardim Dr. Júlio Rosário da Costa, frente à Câmara Municipal, uma aula de yoga, organização da Associação Desperta Alfazema.

No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito ‘Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres’ o município compromete-se em 2015 a realizar ações de sensibilização ambiental dirigidas à população do Concelho para o uso eficiente da água, no quadro do Plano de Ação para a Eficiência Hídrica e aos alunos das sete Eco escolas do município, com a organização de visitas ao sistema intermunicipal de recolha e valorização de resíduos, e ainda a limpeza dos 45 quilómetros da frente atlântica do concelho por grupos de voluntários durante a segunda quinzena de maio.

Montemor-o-Novo - Apesar de constar da lista da WWF o município não disponibilizou informação sobre o que irá efetuar para assinalar a data.

Odemira – As luzes dos Paços do Concelho, da Ponte Pedonal, Biblioteca Municipal José Saramago e Piscinas Municipais de Odemira vão ser desligadas.

Reguengos de Monsaraz - Vai ser desligada a iluminação do edifício dos Paços do Município e do Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Serpa – Irá ser desligada toda a iluminação cénica da Muralha bem como as luzes do edifício dos Paços do Concelho e a iluminação cénica da Praça da República.

Sines - Serão desligadas as luzes no edifício dos Paços do Concelho, Centro de Artes de Sines, Edifício Técnico – S. Marcos, edifício da Divisão de Obras Municipais e Serviços Urbanos, Piscinas Municipais, pavilhões desportivos, Museu de Sines e Casa da Juventude.

Vendas Novas - ​O Município irá desligar as luzes do Parque Desportivo. 
O Município mostra-se ainda empenhado em reduzir o consumo de energia elétrica substituindo algumas armaduras da iluminação pública por tecnologia LED.

E o leitor vai aderir desligando as luzes de sua casa ou local de trabalho?

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.