19 Março 2015      00:00

Está aqui

Euroscola: ensaio de cidadania

Na passada terça-feira, a convite do Instituto Português do Desporto e Juventude, tive o prazer de fazer parte do júri do concurso Euroscola, plenário onde depois de avaliados os trabalhos se elegeu a escola secundária vencedora a nível distrital, para consequentemente se apresentar no concurso nacional, e procurar o lugar de participante no Hemiciclo do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

O tema dos trabalhos apresentados, tanto a nível escrito como oral, residia na seguinte questão: "Ensino público e privado: que desafios?", sendo um dos critérios constituído pela necessidade de uma abordagem à dimensão europeia do tema.

Este concurso e a iniciativa que lhe antecedeu - Parlamento dos Jovens na fase distrital, representaram dois momentos de elevada importância no caminho para o crescimento dos jovens, incutindo-lhes uma cultura democrática, de cidadania, e de reflexão sobre a situação do ensino em Portugal e na Europa.

É de sublinhar a participação efectiva e o empenho dos jovens durante todo o processo, sendo uma nota bastante positiva a sua dedicação e o nível elevado de qualidade dos trabalhos desenvolvidos, tal como o fair play com que encararam os resultados do concurso. A abordagem ao tema revelou estudo, interesse e coerência nas conclusões e na formação de opinião sobre o problema.

A lamentar, e embora existam distritos piores em termos de números de escolas a concurso, não posso deixar de referir a fraca participação nos distritos alentejanos, que tanto neste como noutros temas respeitantes à participação juvenil, encabeça a lista pela mesma razão. Os jovens alentejanos e as estruturas em que estão inseridos (escolas, associações juvenis, entre outras), são dos que menos participam no ambiente que os rodeia, sobretudo quando se trata de questões internacionais.

Quero terminar a saudar as escolas que foram a concurso, nomeadamente a “Escola Básica c/Ensino Secundário Cunha Rivara” de Arraiolos e a “Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro” de Vila Viçosa, transmitindo os parabéns à primeira como vencedora, mas reiterando o bom nível dos trabalhos na globalidade.  

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.