26 Outubro 2015      15:24

Está aqui

ESTUDANTES, EMPRESAS E INSTITUIÇÕES À PROCURA DE OPORTUNIDADES

Maior empregabilidade. É o nome do programa que pretende fazer a ligação entre a oferta e a procura de trabalho, a promoção da empregabilidade e empreendedorismo, a igualdade de oportunidades e inclusão de jovens estudantes. E não é pouco.

Basta recordar que Portugal registou em 2015 uma taxa de desemprego jovem de 34,8% quando a média europeia é de 16,6%. Pior que nós só a Croácia, com um desemprego jovem de 45,5%, o Chipre, com 35,9%, a Grécia, com 52,4%, a Itália, com 42,7%, e Espanha, com 53,2%. É o que refere o  relatório "Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2015" divulgado recentemente pela OIT.

Pois bem, o IPAV - INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA e a Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu Programa Cidadania Ativa (financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), estão empenhadas em aproximar através de uma série de acções (seis para sermos precisos) os jovens e o mercado de trabalho. A acção Dia Aberto nas Empresas é uma dessas acções e decorre no próximo dia 30 de Outubro um pouco por todo o país.

Em Évora, a Universidade, o Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e o Núcleo Empresarial da Região de Évora uniram esforços e procuram "estreitar distâncias entre o meio empresarial e o meio académico e permitir aos estudantes um maior contacto com a realidade de uma empresa". Resumindo, os jovens visitam as empresas, os empresários explicam que necessidades de recrutamento têm e as entidades envolvidas procuram soluções através desta experiência. Um dia de interacção entre empresas, estudantes e instituições.

 

O que é o EEE Grants?

O Espaço Economico Europeu (EEA)  é composto pelos Estados Membros da União Europeia e 3 países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Islândia, Listenstaine e Noruega, que partilham o mesmo Mercado Interno.

Através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014, no âmbito dos European Economic Area Grants, a Noruega, a Islândia e o Listenstaine, na qualidade de Estados Doadores, financiam, em 16 Estados Membros da União Europeia (Bulgária, Chipre, Croácia, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal e Roménia), iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e a reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.

O montante total do Programa eleva-se a € 8,7 milhões, tendo sido substancialmente reforçado em março de 2014 pelo Estados Financiadores do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEE): Noruega, Islândia e Liechtenstein. O seu período de execução prolonga-se até abril de 2016.