3 Junho 2015      20:25

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ESCREVER UM BOM DISCURSO EM 5 PASSOS

Como orador, não há nada pior que fazer um discurso sem vida e aborrecido. A História do mundo está marcada por grandes discursos. 

O desejo é o de deixar o público esclarecido, esperançoso e inspirado – mas isto não é fácil. 

Business Insider recomenda cinco passos para se escrever um discurso forte e que entusiasmará a audiência:

Considerar as necessidades da audiência

Nick Morgan, autor do livro “Power Cues: The Subtle Science of Leading Groups, Persuading Others, and Maximizing Your Personal Impact." (Sinais de poder: A subtil ciência da liderança de grupos, persuasão e maximização do seu impacto”) defende que um grande orador deve ter consideração pelo público e deve estar preparado para falar com tipos particulares de audiência. “Um discurso não é nosso totalmente, é parcialmente nosso, da audiência e da ocasião, das circunstâncias.”

O orador deve perguntar-se: quem é a audiência? O que quer? O que teme? Com que objetivo me convidaram para falar? Que aspeto do meu discurso será mais relevante? Depois, há que ter em conta a atualidade, algo que a maioria da audiência saiba, temas e pontos que não deve falar e considerar o que a audiência necessita de ouvir.

Captar a atenção do público

Precisa de um bom aperitivo, assim, deve concentrar os primeiros minutos em atrair e focar a atenção do público, mas sem lhe fazer um resumo. Ninguém tem paciência para slides e apresentações do que será apresentado. Seja persuasivo, conte uma história que cative, persuada e que apresente ou introduza o tema da sua apresentação.

Aguente a atenção do público no quarto de hora seguinte

O início é crucial, o fim pode ditar o sucesso ou insucesso, mas o intermédio também é importante. É imperativo manter a atenção neste espaço e deve perder o tempo que for necessário a desenvolver estratégias e/ou ideias de como fazê-lo. Com segurança só uma coisa funciona: pergunte-se o que é o público quer saber que você pode dizer?

Ofereça uma solução para o problema

Escreva um discurso que aponte problemas/dúvidas e soluções. É uma estratégia antiga de persuasão e Morgan defende que é a melhor. Tem resultado desde os gregos, há mais de 2.000 anos atrás, e resultará agora.

Proceda a uma chamada de atenção

O melhor modo de terminar a apresentação é dar à audiência algo para fazer. Foram passivos durante a apresentação e agora serão ativos sobre ela; é a melhor maneira de absorverem o que foi dito. Morgan diz que o melhor momento, deste género, a que assistiu foi um evento de recolha de fundos para combate à SIDA em que o orador terminou pedindo aos cerca de 5.000 presentes que tirassem os trocos que tinham nos bolsos e os segurassem na mão. O objetivo era fazer perceber a importância das doações e que pouco, vindo de muitos, era relevante. Assim, pediu que, ao mesmo tempo, todos deixassem cair as moedas; o efeito sonoro foi impressionante e elucidativo. Foram recolhidos milhares de dólares em trocos.

Encontre algo relevante e relacione-o com a sua mensagem, as suas ideias. O que é que deseja que a audiência pense ou faça quando você terminar a apresentação? Arranje maneira de que isso se faça; motive-os para tal. 

 

 

Este trabalho teve o apoio da agência: