16 Agosto 2015      01:44

Está aqui

ECONOMIA CRESCEU 1,6% NO 1º TRIMESTRE

A Economia nacional terá crescido 1,6% no segundo trimestre e, no segundo, e de acordo com estimativas do INE divulgadas esta semana, o PIB (Produto Interno Bruto) subiu 1,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2014.

Alguns economistas apontavam que este registo, o do segundo trimestre, podia ser o melhor da Legislatura, mas esses dados não se confirmaram, apesar do crescimento.

Os dados detalhados sobre a evolução da economia no segundo trimestre só quando o INE divulgar os números das contas nacionais trimestrais, ainda assim adianta que “o contributo positivo da procura interna aumentou no 2.º trimestre, refletindo a aceleração do Investimento (sobretudo devido ao contributo da variação de existências, que passou de negativo no trimestre anterior para positivo) e, em menor grau, do consumo privado” e permitiu este aumento previsto de 1,5% no segundo trimestre.

Por outro lado, a procura externa líquida “registou um contributo negativo significativo para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma aceleração das Importações de bens e serviços a um ritmo superior ao das exportações de bens e serviços”.

 

Fonte Diário Económico e Expresso

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.