10 Outubro 2015      15:02

Está aqui

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

"Dignidade na saúde mental" é o mote de 2015 para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a 10 de outubro.

Este dia – criado em 1992 - tem por objetivo sensibilizar a população para a importância da dignidade na saúde mental e mostrar que a dignidade com que os cuidados as este tipo de pacientes pode ser prestado, um princípio da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, designadamente os princípios da prevenção, qualidade de vida, participação e inclusão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

Em Portugal, Évora foi a cidade escolhida para as comemorações nacionais deste dia e o Teatro Garcia Resende é, ao longo do dia, o epicentro de comunicações e debates em torno da saúde mental, estando ainda previstas outras iniciativas como uma caminhada e um espectáculo “O Rei da Triste Figura”, no Teatro Garcia de Resende, às 21:30, pelo Grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século atual. A depressão é já a segunda causa de incapacidade na União Europeia e esta, como outras doenças mentais são o fator que apresentam maior risco de suicídio.

Em Portugal, um estudo da Direção Geral de Saúde, mostra que somos o país europeu com maior número de casos de perturbações mentais. São as mulheres as mais afetadas e essencialmente as pessoas com menos educação e dinheiro. Estima-se que, em Portugal, existem cerca de 100 mil doentes esquizofrénicos.

Se quiser saber mais consulte o relatório da Federação Mundial para a Saúde Mental aqui.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.